Sobre o Trote Solidário

A sociedade maranhense é formada por um número muito grande de pessoas que não tem acesso a escrita, leitura, escola, bibliotecas, cursos, esporte, lazer dentre outros. Tornando-se excluídos de uma vida democrática. 
O acesso a informação deve assumir uma condição ampla e permanente para o exercício da cidadania, pois só desta forma o cidadão tornar-se sujeito ativo e participativo na sociedade em que está inserido conseguindo a transformação, onde todos tenham acesso à leitura, arte, informação e aos bens culturais.
Assim a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) através da Sala de Estudos Renato Bacelar do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) se propõe a realizar atividade de cunho social por meio de assistência à comunidade em geral.
O trote tem a finalidade de ajudar ao próximo através de doações de brinquedos, roupas, alimentos e material de higiene. As Instituições até hoje atendidas: Lar de José, Casa de Apoio Criança Feliz, Hospital Aldenora Belo.
O trote é coordenado pela equipe da Sala de Estudos do CCSA. Essa ideia surgiu da bibliotecária Kátia Soares, que mobilizou turmas para ajudar a casa de Apoio Criança Feliz. Casa esta em que Kátia é voluntaria desde que era estudante da UFMA e fazia parte do projeto Biblioterapia para Crianças portadoras de câncer. A campanha foi um sucesso e desde então é tradição os alunos que estão ingressando na Universidade escolherem uma ou mais instituições e mobilizarem-se em campanha para doação daquilo que é necessidade das mesmas.
O trote solidário ocorre com os alunos dos primeiros períodos dos Cursos do CCSA: Administração, Ciências Sociais, Direito e Curso de Formação de Oficias da policia Militar. Desde o primeiro período è importante estimular ajudar ao próximo já que o Tripé da Universidade é Ensino, Pesquisa e Extensão. Sendo a extensão a ação da universidade visando mudar a realidade da sociedade.
Os alunos se mobilizam em equipe, fazem levantamento das necessidades da instituição, buscam patrocínio, interagem mais com a turma, etc. É uma pequena ação solidária que lá na frente pode crescer e virar uma Ação Social. É um pequeno momento que pode inspirar toda uma vida acadêmica e profissional, assim como ocorreu com a Bibliotecária Kátia Soares.
O Trote Solidário é a prova de que a universidade não se preocupa apenas em formar profissionais, mas preocupa-se também com a formação humana, e trabalha essa formação com ações de caridade, com noções de responsabilidade social.

Atenciosamente,
Kátia Soares
Bibliotecária -UEMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário